quarta-feira, 11 de maio de 2011

Entendendo o que você consume.





O rótulo é responsável por trazer informações importantes do produto ao consumidor, mas nem sempre essas informações são fáceis de compreender. Muitas pessoas olham para a embalagem e se questionam: O que isso significa? Portanto, vale a pena entender um pouquinho sobre o assunto e dispensar um tempinho a eles. Afinal são estes termos estranhos que você estará consumindo. 

ÁCIDO RETINÓICO.
Trata-se de uma substância sintética derivada da vitamina A. Tem como finalidade atuar na renovação celular formando novas fibras de colágeno e elastina. Seu uso é indicado nos casos em que há necessidade de promover uma ligeira descamação da pele.

ÁCIDO HIALURÔNICO.
Possui ótima composição para o tratamento de rugas É uma substância naturalmente produzida pelo nosso corpo, que preenche os espaços entre as células retendo água agindo como um lubrificante.O avanço da idade provoca a diminuição do ácido hialurônico ocasionando um ressecamento da pele diminuindo sua elasticidade causando as rugas.

ALFAHIDROXIÁCIDOS.
Os alfa-hidroxiácidos são também chamados de ácidos frutais devido à sua obtenção a partir de fontes naturais como a maçã, uva, cana-de-açúcar e frutas cítricas. Embora utilizados há centenas de anos como agentes hidratantes e refrescantes da pele, os alfa-hidroxiácidos foram recentemente empregados no tratamento da acne, pele fotoenvelhecida, pigmentação e em rugas finas.
- AHA CÍTRICO: Indicado nos tratamentos de clareamento seja de sardas ou manchas causadas pelo sol, é extraído principalmente das frutas cítricas;
- AHA GLICÓLICO: Utilizado para equilibrar a secreção sebácea causadoras das acnes calrendo a pele.  
Extraído da cana de açúcar, pinha, uva e alcachofra;
- AHA MÁLICO: Usado principalmente no tratamento de manchas causadas pelo sol. Sua composição apresenta fórmulas da origem da maçã;
- AHA LÁTICO: Possui a função de acelerar o processo natural de renovação natural da pele;
- AHA SALICÍLICO: Poderoso anti-inflamatório e bactericida. Controla a produção de sebo, removendo as células mortas. Sua origem vem do salgueiro branco;
- AHA MANDÉLICO: Considerado como um grande regulador do pH da pele. É encontrado em quase todas as fórmulas de produtos cosméticos. Possui ação anticéptica indicada nos tratamento de acnes. É extraído da amêndoa amarga.

DMAE.
O DMAE / DEANOL, cujo nome técnico é Dimetilaminoetanol, é um importante antioxidante da membrana plasmática celular. Encontrado naturalmente em peixes como anchova, sardinha e salmão. Atua nas fibras musculares do organismo, tornando-as mais firmes, tonificadas e elásticas proporciona uma melhora na aparência da pele flácida.

ISOFLAVONAS.
Também conhecida como fitoestrógenos por apresentar semelhanças com os hormônios tipicamente femininos, a isoflavona é facilmente encontrada na soja e seus derivados. Atua no combate ao envelhecimento natural, melhorando o tônus e hidratando a pele. Seu uso é indicado para mulheres que se encontram na menopausa, pois compensa os danos decorrentes da diminuição da produção natural dos hormônios femininos.

LIPOSSOMAS.
Substâncias muito usadas pela cosmética moderna. Sua utilização hidrata e reestrutura as camadas superficiais da pele.

PABA FREE.
A substância PABA é um ácido paraaminobenzoico que em geral causa alergia em peles mais sensíveis. É um componente do ácido fólico e um importante antioxidante que ajuda a proteger a pele de queimaduras provocadas pelo sol. 

NÃO COMEDOGÊNICOS.
Esse termo aparece em vários produtos destinados à pele e informa que não obstrui os poros. Evita a formação de acnes e comedões.

RAFFERMINE.
Seu uso é indicado para os tratamentos de peles flácidas, enrugadas e envelhecidas. Possui uma substância firmadora que fortalece a estrutura molecular da pele combatendo o envelhecimento. Assim como as isoflavonas, a raffermine é uma substância extraída da soja. 

Agora que sabem tudo sobre rotulagem, que tal prestar mais atenção no que você está comprando?

 




 







6 comentários:

  1. Nossa que legal esse post, bem esclarecedor!
    Beijo

    Marcelalalala
    www.viesfeminino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você gostou Marcelalalala.Obrigada por sempre estar nos visitando.

    ResponderExcluir
  3. ADOREI!
    Como é legal saber o quer dizer aquele monte de nomes estranhos! Eu tenho mania de ficar lendo o rótulo do shampoo durante o banho e ficava tentando descobrir algumas coisas! Hehehehe, hoje eu descobri!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Pois é, sempre ficamos sem entender o que significa aqueles termos... Fico feliz em poder lhe ajudar.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Adorei e anotei tudo para quando for comprar saber para o que cada um serve :D

    murielestadnick.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Isso mesmo Muriele. Isso facilitará a sua compra. Obrigada pelo comentário.
    Bjos

    ResponderExcluir

Gostou? Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para a Kazon.